14 de julho de 2012

Odisséia Gastrônomica é o aniversariante do dia!

"Comer, beber, e amar... O resto não vale um níquel." - Lord Byron
Com esta bela frase, começo esse especial de 2 anos do blog. Ela resume bem tudo o que eu penso sobre a Gastronomia. Fiquei pensando em oferecer brindes ou realizar sorteios, só que vou continuar no meu caminho que pode não ser o mais lucrativo, mas é no que eu acredito: o comer por comer. Tratar a comida e as experiências gastrônomicas como verdadeiras relíquias e agregadoras do enriquecimento cultural, ecônomico e social. Resolvi então fazer um ranking TOP 10 com os melhores lugares do ABC (onde eu moro) que já postei aqui no Odisséia. E começando com um novo e belíssimo restaurante em um post inédito:

Oui!!!Chalela

Aberto há aproximadamente 2 meses na cidade de Santo André, o restaurante é uma ótima novidade na região do ABC.
O Grupo JC (João Carolino) reuniu renomados talentos como Alexandre Chalela (ex-chef do Francisco Gastronomia&Cultura de São Bernardo do Campo), com sua vasta experiência internacional, e o Campeão Brasileiro da "Copa Barista 2011" Lucas Salomão.
Lógico que fui conferir ao vivo e posso afirmar que gostei bastante. Assemelha-se com o restaurante Francisco em diversos aspectos, mas há algumas contemporaneidades que fizeram um diferencial.
Batizado de Oui!!! Chalela, o local abriga uma boulangerie/café/lounge em anexo. Trata-se de um espaço agradável onde se pode frequentar somente para tomar um cafézinho, comer um doce ou comprar pães.
Pelas fotos, percebemos que é minuciosamente decorado com extremo bom gosto. E acrescentando valor ao estabelecimento, o atendimento também é ótimo.
Claro que a área do restaurante segue o mesmo padrão de excelência. Porém achei a boulangerie mais aconchegante que o salão em si.
Ainda bem que essa minha impressão foi apenas um detalhe, já que os pratos realmente surpreenderam. Réu confessa de patos, a minha escolha foi o delicioso Due de Pato: Coxa de Pato Grelhada ao molho Marsala e Peito de Pato ao molho de Laranja, acompanhados de Purê de Batatas. O ponto do pato apresentava-se correto, os molhos cremosos, o purê estava perfeito. Em suma, uma experiência inesquecível.
A opção do Hilton não foi tão boa quanto a minha, mas ele apreciou o Stinco Javali: Javali acompanhado de Purê de Banana da Terra com Wasabi. A carne estava gostosa, entretanto o purê era um pouco pesado.
Para harmonizar, escolhemos uma meia garrafa Carmenerè. Fomos informados que não havia nenhuma garrafa do vinho escolhido e trouxeram outro semelhante.
Uma pequena decepção ficou por conta da sobremesa. Salivei de vontade quando li a descrição da Experiência de Chocolate (diferentes variações de consumo do chocolate) e, infelizmente, novamente me informaram que não estava disponível. Então, o garçom indicou o Entremet de Chocolate (torta francesa feita de chocolate com 70% cacau). Achei muito saboroso, só que confesso que continuei frustada.
Agora a inusitada sobremesa do Hilton superou nossas expectativas, chamava-se Flores e frutas (algo assim, não me lembro direito). Composto de sorbet, calda de frutas vermelhas e flores comestíveis, a leve combinação desses raros ingredientes foi única.
E, por fim, finalizamos o almoço com um belo café expresso. A conta azedou um pouquinho o paladar, uma vez que não é nada barato. Mas é o preço que se paga por uma boa refeição atualmente.
Resumindo a estória, usufruímos de uma tarde especial neste novo espaço gastrônomico que vale a pena conhecer. Aproveitem e bom apetite sempre!

*Nota: O especial (com a continuação do Roteiro ABC) continua na próxima postagem. Não perca!

Endereço: Rua das Esmeraldas, 490, Bairro Jardim - Santo André/SP
Média de preço: R$85/pessoa
Data da visita: 27/05/12

10 comentários:

  1. lindo o local, pratos bonitos e bem decorados!

    é decepcionante quando desejamos algo no cardapio e nao tem...

    http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Isa!!! Td bem?!?

    Estava tudo quase perfeito. Mas realmente é decepcionante isso. E eu voltei um outro dia lá e não tinha novamente, acredita?!? Acho que está na hora de tirarem do cardápio logo!

    Boa semana pra vc!:)

    Bjs,
    Vanessa

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Primeiro, parabéns pelo aniversário do blog! Que venham mais anos recheados de belas dicas!

    Que coincidência...no dia que li uma reportagem sobre eles (falava apenas sobre a cafeteria) sua irmã postou a foto do prato que vocês comeram! Nem imaginava que era do ex chefe do Francisco (lembro que você comentou sobre ele ter aberto um restaurante mas não lembrava o nome).

    Os pratos parecem muito bons! E o ambiente bem agradável. Fiquei curioso com o purê de banana da terra com wasabi. Também fico frustrado quando algo do cardápio não está disponível!

    Lembro tb do comentário sobre o Hilton ter pedido a sobremesa "Flores e frutas"...rsrs...bem "colorida e delicada" né? hehehe

    Bjo e boa semana,
    Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba!!! Obrigada, amigo... amém!:)

      Pois é... muita coincidência mesmo! É realmente um lugar diferente para o ABC. Um pouco caro, mas a comida é bem boa! Vamos marcar de irmos todos juntos, com certeza... explorar a terrinha da Dê! rs

      Hahahahaha! As flores e frutas é delicada sim... pra não dizer outra coisa, né?!? Mas olha, era uma delícia!;)

      Até logo e boa semana, bjokas

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Hahahaha! Não pude deixar de comentar na sobremesa do Hilton! E apesar da mistura, me pareceu saborosa!

      Já estava com vontade de conhecer o lugar, agora fiquei ainda mais com vontade!!!

      Beijão!
      Denise.

      Excluir
  4. Olá Vanessa!

    Feliz aniversário para o Blog. Parece que fizemos os blogs na mesma época, pois o meu faz dois anos mês que vem hehehe É como ver um filho crescendo né? Muito legal.

    Este pato realmente me deu muita aágua na boca. Acho pato e marreco duas aves espetaculares, com sabor único e marcante.

    O prato javali com purê de banana da terra também me pareceu apetitoso, mas javali já é uma carne mais dura, de caça...e a banana da terra também não é tão fácil de se fazer...pena que o purê ficou pesado...

    Você está me causando um problema porque quero conhecer vários restaurantes que você posta, mas aqui da zona sul é meio longe ir pro ABC só para uma refeição, mas ainda faço isso.

    Beijos e parabéns novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André querido!!! Td bem?!?

      Muito obrigada! Sério que o seu logo faz 2 anos tb? Que legal, adoro! Verdade, nós ficamos realmente orgulhosos!:)

      Nossa, eu amo pato e esse estava de lamber os beiços literalmente! Marreco ainda preciso experimentar...

      Venha para o ABC sim, alguns lugares valem muito a pena como o Oui Chalela!;)

      Bjs,
      Vanessa

      Excluir
  5. Olá, Vanesa!!

    Já morei 02 anos em SP e sei o quanto a cidade oferece de bons restaurantes!! Estive aí em SP em fevereiro passado, mas poucos dias!!Ao olhar estas fotos, fiquei com água na boca em pensar no pato com laranja bem douradinho rsrsr!!Também fiquei com vontade de experimentar a carne de javali tão no ponto!Ainda não degustei carne de javali!! Talvez o purê de banana tenha ficado pesado para este tipo de carne! O de abóbora, aipim ou até mesmo o de maçã talvez ficassem melhor!!Parabéns pelas andanças gastronômicas!! Bjs, Dy.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo carinho de sempre, Diana!!!

      Acho que você tem razão. O javali ficaria legal com purês mais leves!

      É verdade, o melhor de SP é o roteiro gastronômico. Me encanta e me deixa frustada pois quero conhecer tudo, mas isso é impossível! hehehehe

      Até mais, querida!:)

      Bjinhos,
      Vanessa

      Excluir