22 de março de 2012

Capim Santo

O Capim Santo é um daqueles restaurantes "point". Localizado em uma área nobre da região do Jardins, é frequentado pelos endinheirados. O local possui rotina movimentada e é constantemente citado nas revistas especializadas. A sócia e chef de cozinha Morena Leite costuma ser figurinha carimbada em entrevistas na televisão e nos eventos gastrônomicos.
Sinceramente, tenho o hábito de olhar com desconfiança esses lugares caros que estão sempre no burburinho paulistano. Mas, certa vez, vi uma entrevista da Morena no programa do Jô Soares e achei sua proposta bastante interessante. Os pais criaram a Pousada e Restaurante Capim Santo na cidade de Trancoso (Bahia) em 1985. Consequentemente, ela cresceu no meio das panelas e se interessou cada vez mais pela culinária. Formou-se pela renomada escola Le Cordon Bleu (Paris) e dedicou-se a desenvolver uma refinada cozinha brasileira.
Em 2009, conheci o Capim Santo e fiquei fascinada pela comida (na ocasião, comi um Frango recheado de provolone com molho de espinafre que estava divino). Inclusive foi, depois dessa visita, que comecei a tomar café. Tive curiosidade em experimentar os acompanhamentos (o famoso trio de brigadeiros: tradicional, capim santo e amêndoas) e acabei encantada com o saboroso café servido.
Ensaio uma volta há muito tempo e, graças ao 10º São Paulo Restaurant Week (veja outro post sobre o evento aqui) e na companhia deliciosa do casal querido de amigos Carlos e Denise, estive em mais uma experiência gastrônomica que, para minha surpresa, não foi tão agradável quanto a primeira (quando sentei na bela área externa e fui bem atendida).
O ambiente é rusticamente bonito e lembra até uma casa de praia com tantas plantas ao redor. Já o atendimento foi simplesmente terrível. Primeiramente, houve uma confusão na reserva que havíamos feito há muito tempo e acabaram nos colocando em qualquer mesa. O garçom que nos atendeu era extremamente rude e pareceu fazer certa diferença conosco por pedirmos o Menu Week (almoço: R$31,90 por entrada, prato principal e sobremesa).
Haviam 3 opções de entrada, 3 de prato principal e 2 de sobremesas. De entrada, escolhi Ceviche de Peixe com Palmito Pupunha e Sorbet de Cajá. Gostosinho (pena que o peixe passou longe), mas a porção diminuta me irritou.
Os pratos principais estavam bons, porém nada excepcional. Fiquei com o Linguine ao molho de Limão Cravo e achei que foi o melhor prato de todos.
Na sobremesa, optei pelo Brigadeiro na Colher que apresentou-se saboroso. Só não gostei que haviam aqueles grumos duros nada apetitosos.
Tomei o Suco de Capim Santo e o sabor dele assemelhava-se com abacaxi e hortelã. E outra observação muito bem colocada pelo Carlos é sobre a salsinha picada presente em todas preparações.
Por fim, deixo aqui 2 sugestões:
1) Se não é pra atender bem as pessoas participantes do SPRW que não faça parte do evento nunca mais;
2) Trocar o nome de Capim Santo para "Salsinha Abençoada" (sugestão minha) ou "Santa Salsinha" (sugestão dos meus amigos em seu post no blog Tabeteimasu), que tal?!? hehehehe

Endereço: Alameda Ministro Rocha Azevedo, 471, Jardins - São Paulo/SP
Média de preço: R$50/pessoa (no SP Restaurant Week)
Site: http://www.capimsanto.com.br/
Data da visita: 17/03/12

6 comentários:

  1. Olá Van!

    Quem diria que a Super Salsinha iria nos desapontar tanto!!! Hahahaha!

    Confesso que de todos os eventos do SPRW esse conseguiu ser o pior... só não foi decepção completa devido a presença de vocês!!! rs

    Depois dessa e de outras experiências ruins que tivemos de outros estabelecimentos do evento, creio que iremos evitar os próximos... e é melhor nos reunirmos onde nos sentimos à vontade, não é mesmo?!

    Adorei as fotos Van, ficou ótimo maior!

    Beijão!
    Denise.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha!!! Santa Salsinha never more... rs!

      Ah mas ainda acho que algumas opções do SPRW valem a pena. Agora a minha intenção é voltar em alguns que eu fui pra verificar se houve essa mudança como vi no Capim Santo, ops, Santa Salsinha... hehehehe!

      Temos que nos reunir mesmo sempre... e muitas vezes na Liberdade, vcs nos deixaram viciados no bairro!:)

      Obrigada! Que bom que gostou das fotos...

      Bjs,
      Vanessa

      Excluir
  2. Olá,

    Uma pena que a experiência gastronômica não foi boa...a única coisa que se salvou foi reencontrar com vcs!

    No próximo encontro marcamos em um lugar que já conhecemos só para garantir...rs...

    O layout com as fotos maiores ficou bem mais legal!

    Bjo,
    Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade!!! É sempre bom colocarmos o papo em dia, independente do lugar!;)

      Hahahahaha, com certeza! Depois de vcs voltarem de viagem, combinamos... já estou com saudades!

      Valeu! E obrigada de novo pela ajuda!

      Bjo,
      Vanessa

      Excluir
  3. É difícil de entender pq alguns estabelecimentos desperdiçam ótimas oportunidades nesses eventos (que eles entram por livre e espontânea vontade). Até hoje nunca conferi o Restaurant Week mas nem dá vontade, ainda mais sabendo que dois blogs tão conceituados e especializados nesse segmento não estão tendo boas experiências nesse ano.
    Gostei da introdução do post, muito legal! :-)
    Parabéns pelo ótimo blog Vanessa!
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elder!!! Td bem?!?

      Nossa, é verdade... eles entram pq querem e esperamos um atendimento decente (pra dizer o mínimo, né?!?). Pois é... esse último SPRW foi decepcionante. Ah e muito obrigada mesmo pelos elogios!

      Adorei receber sua visita e comentário... volte sempre!;))))

      Abs,
      Vanessa

      Excluir