10 de outubro de 2011

Francisco Gastronomia & Cultura


Fazia tempo que não dava uma boa dica da minha região. Já fiz um post sobre o Francisco Gastronomia & Cultura (ver aqui), mas o lugar vêm melhorando tanto que resolvi fazer outro. Cada vez que vou lá, me surpreendo com a qualidade. Em minha humilde opinião, é atualmente o melhor restaurante de São Bernardo do Campo.
Localiza-se na rua Dr. Fláquer e este é o novo endereço dos bons lugares da cidade. Lá tem a Padaria Brasileira, Cantina Fratelli, Kopenhagem, Subway, entre outros. Recentemente, o Francisco entrou nesta rota. É uma espécie de mistura de galeria com bistrô contemporâneo. Além de livros, revistas e opções pra presentes, você encontra pratos caprichados e ótima carta de vinhos acondicionados em uma adega climatizada.
O chef Alexandre Chalela costuma ir em todas as mesas e agradecer a presença de cada cliente. O ambiente é muito gostoso e elegantemente decorado. Os garçons são todos muito simpáticos e extremamente solícitos. Ou seja, dá pra se sentir muito bem em um lugar onde você é super bem recebido, né?!?
Todos pratos que já tive o prazer de experimentar lá estavam supremos, mas destaco os cremosos e leves risotos. Um bom exemplo é o Due de Risoto que são 2 tipos de risotos servidos em charmosas panelinhas de ferro (um de cebola caramelizada com brie e outro de limão siciliano com camarão).

Outro risotinho delicioso é o de Acafrão com Cordeiro.

E outra boa pedida (principalmente na relação custo-benefício pois é um dos pratos mais baratos) são os grelhados, muito saborosos (na foto abaixo é um filé de pintado grelhado). Não deixe de pedir como acompanhamento: o purê de batata que é divino. Preparado com muita manteiga, este é o verdadeiro segredo de um bom purê.

De sobremesa, recomendo o tradicional Creme Brulêe que recebe um leve toque de favas de baunilha.

Aliás, as sobremesas do Francisco são um show a parte. Além de fotogênicas, são extremamente gostosas. Por exemplo, o Mini-Churros recheados de Creme e acompanhados de Doce de Leite é irresistível.
Uma excepcional opção para os moradores da região do ABC. E pros paulistanos também, porquê não? Se estiverem dispostos à desbravar a terrinha, garanto que não se arrependerão!

Endereço: Rua Doutor Fláquer, 571, Centro, SBC/SP
Site: http://www.franciscorevistaria.com.br/index.html
Média de preço: R$60/pessoa
Data da visita: 23/09/11

*Nota: O chef Alexandre Chalela saiu do Francisco e criou seu próprio restaurante em Santo André (também no ABC), o Oui Chalela.

4 comentários:

  1. Finalmente um restaurante decente na terra das batatas! Obrigada pela dica, Van. :*

    ResponderExcluir
  2. Oi querida!

    Taí um lugar interessante que sempre tivemos vontade de conhecer!!!
    Esse post está sensacional, para deleite aos nossos olhos!!!!!!
    Do jeito que nos descreveu, ainda deu mais vontade! rs
    Depois desta foi um empurrãozinho para degustarmos os pratos... E é claro que chamaremos vcs qdo visitarmos o lugar!!!

    Bjos!
    Denise.

    ResponderExcluir
  3. Bia querida!!! Adorei receber seu comentário aqui no meu espaço, vc q é expert no assunto!
    Pois é... finalmente... rs! Vale a pena conhecer, viu... certeza q vai gostar!:) bjokas

    ResponderExcluir
  4. Ebaaaaaaaaaa!!! Vamos sim, Dê... mais um pra grande lista! hehehehe
    É tudo de bom lá, mais um lugar q nem parecemos q estamos no ABC! rs
    Boa semana, bjokas

    ResponderExcluir